
Entrevistamos Jérôme Cavadini, diretor de Operações da Officine Panerai. Baseado em Neuchâtel desde julho de 2018, ele faz um trabalho fundamental na agilização e aprimoramento dos processos operacionais e de fabricação dos novos lançamentos da marca, que hoje é muito focada na busca por novos materiais e tecnologias com seu Laboratorio di Idee.
Como sempre acontece antes da abertura do evento, surgiram diversas especulações sobre os lançamentos da Rolex para o Salão Watches & Wonders. Mas desta vez, de alguma forma os segredos vazaram (alguém da Rolex está com a cabeça a prêmio, com certeza…) e a nova coleção Oyster Perpetual Land-Dweller já estava na boca de muitos jornalistas antes da abertura oficial. Indiscrições à parte, o que importa é que a nova coleção chamou bastante a atenção e gerou o desejado burburinho. Os novos relógios têm caixa com pulseira integrada que remete imediatamente aos Oysterquartz dos anos 1970, mas com movimento atual de última geração.
A principal novidade da Grand Seiko neste ano no Salão Watches & Wonders foi o cronógrafo esportivo Tokyo Lion, que utiliza o movimento mecânico automático de alta frequência do Tentagraph em uma caixa de titânio brilhante (Brilliant Hard Titanium) de grandes dimensões — 43 mm de diâmetro e 15,6 mm de espessura —, resistente a até 200 metros de profundidade.
Para esta edição do Salão Watches & Wonders, a Cartier reinventou o seu relógio Tank à Guichets, lançado em 1928. A principal marca do Grupo Richemont apresentou quatro novos modelos em sua coleção Privé, um de série limitada e três de linha, todos em metais preciosos com diferentes cores de pulseira.
O lançamento da Montblanc que mais chamou a atenção neste ano foi o 1858 Annual Calendar Geosphere Limited Edition, que traz um novíssimo movimento de manufatura Minerva e está disponível em duas versões de série limitada — uma delas em Lime Gold 750/1000 18 quilates com caixa de 42 mm de diâmetro com apenas 30 peças e a outra em aço inoxidável com as mesmas medidas e um total de 100 peças.
A Eberhard & Co. apresentou no Watches & Wonders a nova coleção Contodat com duas linhas distintas, um “três ponteiros” e um cronógrafo, que é o destaque da nossa matéria desta edição. O Contodat Chronographe vem em uma caixa em aço inoxidável de 39 mm, medida em alta hoje em dia e que, em minha opinião, deveria ser adotada por outras coleções da marca. A caixa — resistente a até 100 metros de profundidade — e a pulseira integrada são confeccionadas em aço inoxidável e alternam acabamentos polidos e acetinados.