No momento você está vendo BLACK BAY 58 GMT

BLACK BAY 58 GMT

Venha conhecer o inédito Black Bay 58 GMT com certificação Master Chronometer. Com uma caixa de 39 mm de diâmetro e uma luneta bidirecional adornada com tons quentes, característicos da época dourada da aviação, este modelo é, sem dúvida, o modelo perfeito para quem sonha com uma vida repleta de viagens.

A TUDOR amplia a linha Black Bay com a chegada de um modelo adicional: o Black Bay 58 GMT. Este modelo inteiramente novo evoca uma época em que viajar pelos fusos horários ainda era novidade, um período sinónimo de glamour e elegância. Vem equipado com o novo Calibre de Manufatura GMT de média dimensão e de uma luneta com tons quentes de bordeaux, preto e dourado. A caixa amplamente famosa do Black Bay 58 tornou-se na insígnia deste modelo, que agora surge em formato GMT.

O nome Black Bay 58 é uma alusão ao ano de 1958, data em que foi lançado o primeiro relógio de mergulho TUDOR com estanquidade até 200 metros (referência 7924), também apelidado de “Big Crown”. Para além de outras alusões estéticas que referenciam este histórico relógio, o modelo possui uma caixa de 39 mm de diâmetro, mantendo assim as proporções características dos anos 50. Perfeitamente adaptado para acolher a função GMT, caraterística essencial dos relógios destinados aos grandes viajantes, o Black Bay 58 GMT desempenha o seu papel com um toque de elegância que nos transporta para meados do século XX. A luneta, de cor bordeaux e preta com escala de 24 horas dourada, dá continuidade ao design geral que tem definido a linha Black Bay. O seu visual remete para os anos em que foram produzidos os primeiros relógios de mergulho TUDOR, uma época em que os aviões atravessavam os fusos horários, transportando passageiros para destinos com que nem sonhavam, a uma velocidade nunca antes vista. Também foi dado um último retoque à luneta bicolor com apontamentos dourados nos marcadores, ponteiros e marcadores da luneta bicolor. Por fim, o Black Bay 58 GMT manteve na sua coroa outra característica muito apreciada pelos fãs: o logótipo da rosa TUDOR em relevo.

PONTOS PRINCIPAIS

  1. Proporções “originais” do Black Bay 58 com uma caixa de 39 mm em aço inoxidável, luneta bidirecional graduada de 24 horas, de cor bordeaux e preta com apontamentos dourados.
  2. Mostrador preto mate ligeiramente côncavo, com apontamentos dourados
  3. Ponteiros “Snowflake”, um marco dos relógios de mergulho TUDOR introduzido em 1969, com revestimento Swiss Super-LumiNova® fluorescente de Nível A
  4. Calibre de Manufatura GMT MT5450-U com certificação COSC (Official Swiss Chronometer Testing Institute), espiral de silício e reserva de marcha de 65 horas
  5. Certificação Master Chronometer do METAS
  6. Duas braceletes à escolha: uma em aço inoxidável com três elos com rebites ou outra em borracha, ambas equipadas com o fecho TUDOR “T-fit” de ajuste rápido
  7. Garantia transferível de cinco anos, sem registo nem verificações de manutenção periódicas obrigatórias

QUALIDADE TUDOR

A chegada do novo Black Bay 58 GMT assinala mais um sucesso para a TUDOR, pois a marca obteve novamente a certificação Master Chronometer, após uma série de testes aos quais foi submetido o relógio. Ilustra assim a aposta da marca no aperfeiçoamento contínuo dos seus produtos e concretiza mais um passo rumo a uma coleção inteiramente certificada pelo METAS. Esta certificação, concedida por uma entidade governamental suíça independente, requer que seja realizado um número significativo de alterações ao Calibre de Manufatura TUDOR convencional e atesta a qualidade excecional dos relógios da marca.

CERTIFICAÇÃO INDEPENDENTE ABRANGENTE E PADRÕES ELEVADOS

A certificação Master Chronometer do METAS é abrangente e cobre as principais características funcionais de um relógio, incluindo precisão, resistência a campos magnéticos, estanquidade e reserva de marcha. Os seus padrões são extraordinariamente elevados, começando pela precisão. Para receber esta certificação, cada relógio tem de ser capaz de funcionar com uma variação diária de 5 segundos (0 +5), ou seja, 5 segundos menos do que a certificação COSC (Official Swiss Chronometer Testing Institute) (-4 +6) num movimento não encaixado e 1 segundo menos do que o padrão interno da TUDOR (-2 +4), que é aplicado aos modelos da marca com Calibre de Manufatura. Esta certificação assegura também a precisão dos relógios submetidos a campos magnéticos de 15 000 gauss, para além de garantir que a estanquidade e a reserva de marcha estejam em conformidade com o requerido pelo fabricante. Importa também referir que esta certificação exige dois pré-requisitos: a manufatura suíça deve satisfazer os critérios Swiss Made e o movimento tem de possuir a certificação COSC (Official Swiss Chronometer Testing Institute).

CRITÉRIOS E TESTES DA CERTIFICAÇÃO MASTER CHRONOMETER DO METAS

Estão resumidos abaixo todos os testes e pré-requisitos exigidos pela certificação Master Chronometer obtida pelo Black Bay:

  • Swiss Made
  • Certificação pelo Official Swiss Chronometer Testing Institute (COSC)
  • Precisão a duas temperaturas, em seis posições e a dois níveis de reserva de marcha: 100% e 33%
  • Bom funcionamento quando exposto a campos magnéticos de 15 000 gauss e ausência de desvios na precisão após esta exposição
  • Estanque até 200m
  • Reserva de marcha de 65 horas

CALIBRE DE MANUFATURA GMT MT5450-U

O Calibre de Manufatura MT5450-U, que equipa o Black Bay 58 GMT, ilustra na perfeição o processo de desenvolvimento técnico único da TUDOR que recorre a uma arquitetura evolutiva, capaz de incluir novas funções sem ter de adicionar novos módulos. Um pormenor insignificante para uns, uma exigência para os mais puristas.

Além de contar com funções de horas, minutos, segundos e GMT, o calibre ostenta o design geral dos Calibres de Manufatura TUDOR com as características decorações sun a laser e apresenta a inscrição Master Chronometer nas pontes, destacando o seu desempenho distinto. O rotor rendilhado monobloco em tungsténio deixa transparecer estrias raiadas com detalhes areados. As pontes e a placa principal têm, alternadamente, superfícies areadas e polidas com decorações a laser.

A construção do Calibre de Manufatura MT5450-U foi concebida para garantir robustez e precisão. Para tal, o seu oscilador de inércia variável é mantido por uma ponte transversal sólida com dois pontos de fixação. Além disso, possui a certificação de cronómetro concedida pelo COSC (Official Swiss Chronometer Testing Institute) e o seu desempenho ultrapassa os padrões definidos por esta instituição independente. De facto, enquanto o COSC permite uma variação média do funcionamento diário de um relógio de -4 a +6 segundos num movimento não encaixado, e a TUDOR aplica uma variação padronizada de 6 segundos (-2/+4) no funcionamento dos seus relógios, quando inteiramente montados, o METAS exige de um relógio com certificação Master Chronometer que não ultrapasse o intervalo de tolerância de 5 segundos (0/+5). E mais: a certificação não só reconhece a precisão do Calibre de Manufatura MT5450-U, como também a sua resistência a campos magnéticos de até 15 000 gauss.

Outro aspeto a destacar é a capacidade de a reserva de marcha do Calibre de Manufatura MT5450-U ser “à prova de fins de semana”, de cerca de 65 horas. Isto permite tirar o relógio numa sexta-feira à noite e voltar a colocá-lo na segunda-feira seguinte de manhã sem ter de o acertar.

VISUAL EMBLEMÁTICO

A linha Black Bay permanece uma das mais reconhecidas e reconhecíveis da TUDOR. No que toca ao Black Bay 58 GMT, a caixa oferece um diâmetro de 39 mm, um perfil mais estreito do que o Black Bay GMT que, por seu turno, apresenta um diâmetro de 41 mm. A luneta giratória bidirecional permite um manuseamento fácil graças às suas laterais. O disco, por sua vez, exibe algarismos subtilmente curvos, alinhados com o contorno do aro da luneta. Porém, os detalhes estéticos não se limitam às dimensões da caixa e da luneta. O ponteiro dos segundos remete para o design dos primeiros relógios de mergulho da marca, em forma de chupa-chupa, enquanto o mostrador preto com acabamento acetinado, ligeiramente raiado e escovado, confere um leve brilho à luz direta. A ergonomia do modelo também evoluiu: a coroa conta com um novo design, que recorda as curvas presentes nas coroas dos relógios técnicos e históricos da marca, e está alinhada à caixa central, ocultando assim o seu tubo.

BRACELETE COM REBITES OU BRACELETE EM BORRACHA, AMBAS COM FECHO “T-FIT”

Os rebites da bracelete com 3 elos do Black Bay 58 GMT fazem alusão ao visual das braceletes desenvolvidas pela TUDOR nos anos 50 e 60. Estas ficaram famosas pelos seus rebites de cabeça visível, localizados na parte lateral dos elos. Também apresentavam um visual escalonado e peculiar, em que cada um dos elos, a partir do fecho, era ligeiramente maior do que o anterior. Os dois elementos estéticos acima mencionados ressurgem nesta versão atual, que também exemplifica os métodos de produção modernos, nomeadamente com elos maciços e rebites de cabeça com acabamento a laser. Esta bracelete vem com um fecho TUDOR “T-fit”, um sistema engenhoso que permite um ajuste rápido do comprimento. Este dispositivo prático e de fácil utilização não requer ferramentas e possibilita cinco posições diferentes, permitindo ao utilizador realizar um ajuste minucioso e instantâneo até 8 mm do comprimento da bracelete. O fecho dispõe de um rolamento de esferas em cerâmica, o que garante um deslize suave e seguro do fecho, para além de conferir uma sensação tátil aprazível ao fechar.

O Black Bay 58 GMT pode também ser combinado com uma bracelete em borracha preta, feita à medida. Está disponível em três tamanhos, com o fecho TUDOR “T-fit” para um ajuste perfeito. Especialmente adaptado ao modelo, o emblemático padrão “Snowflake” presente na parte interna da bracelete facilita ainda mais o seu manuseamento.

A ESSÊNCIA DO BLACK BAY

A linha Black Bay apresenta mostradores inspirados nos relógios de mergulho TUDOR fabricados na década de 50. Esta herdou os característicos ponteiros angulares, conhecidos entre os colecionadores como “Snowflake”, de modelos que surgiram no catálogo de 1969 da marca. A coroa desprotegida e as características da caixa recordam as primeiras gerações dos relógios de mergulho TUDOR.

A linha Black Bay é o resultado de combinações subtis entre códigos estéticos tradicionais e relojoaria contemporânea. Longe de ser uma mera reedição idêntica de um clássico, o relógio reúne mais de 70 anos de herança de relógios de mergulho TUDOR, estando ao mesmo tempo firmemente ancorada no presente. Embora seja neovintage em termos de conceção, as técnicas de fabrico, a fiabilidade, a robustez e a qualidade dos seus acabamentos cumprem os requisitos mais rigorosos da atualidade.

A MANUFATURA TUDOR

Cada relógio TUDOR é montado e totalmente testado de acordo com os padrões superiores da nova manufatura da TUDOR, localizada em Le Locle, na Suíça. Esta nova unidade de vanguarda, que reúne todo o know-how dos relojoeiros e o melhor em termos de gestão de produção e sistemas de testes automatizados, foi concluída em 2021, após três anos de construção. Envergando o vermelho característico da TUDOR, a manufatura estende-se por quatro níveis, totalizando 5500 metros quadrados, e está física e visualmente ligada à fábrica vizinha Kenissi, a unidade fundada em 2016 que tem produzido o movimento TUDOR. A unidade Kenissi, assim como a rede de filiais TUDOR, permitiu à marca integrar o desenvolvimento e a produção de calibres mecânicos de alto desempenho. Assim, a TUDOR passou a ter o domínio completo da produção de componentes estratégicos dos seus relógios, podendo assim garantir a sua qualidade.

A GARANTIA TUDOR

Desde a criação da marca por Hans Wilsdorf em 1926, e respeitando a visão do criador quanto ao que é um relógio ideal, a TUDOR tem incessantemente criado relógios tão robustos, duradouros, fiáveis e precisos quanto possível. Face a esta experiência, e com a confiança na qualidade superior dos seus relógios, a TUDOR oferece uma garantia de cinco anos para todos os seus produtos. Para além de ser transferível, esta garantia não requer o registo do relógio nem o envio do mesmo para verificações periódicas. De igual forma, a TUDOR recomenda uma manutenção para os seus relógios a cada dez anos, aproximadamente, dependendo do modelo e da utilização no dia a dia.

A TUDOR É “BORN TO DARE”

Em 2017, a TUDOR lançou uma nova campanha com a assinatura “Born To Dare”. Este lema reflete tanto a história da marca como a sua identidade. Conta as aventuras de indivíduos que alcançaram feitos incríveis em terra, no gelo, no ar e debaixo de água, com um relógio TUDOR no pulso. Refere-se também à visão de Hans Wilsdorf, o fundador da TUDOR, que idealizou os relógios TUDOR para resistirem a condições extremas; relógios feitos a pensar em estilos de vida mais arrojados. É o testemunho da abordagem relojoeira singular da TUDOR, que fez da marca aquilo que é hoje. Na linha da frente da indústria relojoeira, as suas inovações são hoje referências essenciais. O espírito “Born To Dare” da TUDOR é representado em todo o mundo por embaixadores de topo, cujas conquistas resultam diretamente de uma abordagem ousada perante a vida.

SOBRE A TUDOR

A TUDOR é uma empresa relojoeira “Swiss Made” premiada que produz relógios mecânicos de estilo sofisticado, com fiabilidade comprovada e relação inigualável entre qualidade e preço. As origens da TUDOR remontam a 1926, quando a marca “The Tudor” foi registada pela primeira vez em nome do fundador da Rolex, Hans Wilsdorf. Em 1946, ele estabeleceu oficialmente a empresa “Montres TUDOR SA” para produzir relógios que respeitassem a tradicional filosofia de qualidade da Rolex a um nível de preços mais acessível. Devido à sua robustez e acessibilidade, os relógios TUDOR tornaram-se, ao longo da sua história, a escolha dos mais ousados aventureiros em terra, no ar, debaixo de água e no gelo. Atualmente, a coleção TUDOR conta com modelos icónicos como o Black Bay, Pelagos, 1926 e o TUDOR Royal. Desde 2015, a TUDOR também oferece movimentos mecânicos com Calibres de Manufatura que incluem diversas funções e um desempenho superior.

Deixe um comentário