Jaeger-LeCoultre coloca o Calibre 101 novamente em destaque

Fonte: Release da marca

JAEGER-LECOULTRE REFORÇA A ALIANÇA ENTRE A ALTA RELOJOARIA E A ALTA JOALHERIA COM DOIS NOVOS MODELOS 101

Apresentando dois novos relógios de Alta Joalheria para 2020, a Jaeger-LeCoultre coloca o Calibre 101 novamente em destaque. Os dois designs totalmente originais reafirmam a preciosa aliança entre a alta joalheria e a alta relojoaria graças a esse mecanismo excepcional.

Originalmente concebido e desenvolvido para relógios de joalheria, e introduzido pela La Grande Maison em 1929, o Calibre 101 revolucionou a relojoaria feminina – seu tamanho reduzido e formato alongado oferecem novos níveis de liberdade estética aos designers. Desenvolvido meio século antes do advento da tecnologia de produção e do design assistido por computador, o Calibre 101 é um feito notável de miniaturização. Com delicados 14 mm de comprimento, menos de 5 mm de largura e pesando apenas um grama, o minúsculo Calibre de corda manual continua sendo o menor movimento mecânico do mundo. E, também, um dos movimentos mais antigos do mundo que continua em produção.

Ao longo dos anos, o Calibre 101 equipou relógios de joalheria da Jaeger-LeCoultre usando este mesmo nome, bem como criações de outras grandes Maisons. Esses relógios raros enfeitaram os pulsos de mulheres extraordinárias, como a rainha Elizabeth II, que costumava usar um que ganhou de presente do então presidente da França por sua coroação em 1953.

Novas expressões de feminilidade


Para os dois novos relógios engastados de diamantes, a equipe artística interna da Jaeger-LeCoultre adotou uma abordagem inspirada nas joias – primeiro, projetando as formas das pulseiras e o estilo do engaste, depois integrando as caixas e os movimentos aos designs. Normalmente, criar um relógio segue uma abordagem oposta, começando com a caixa e, depois, criando pulseiras para complementá-lo.

As duas pulseiras seguem fielmente os códigos clássicos da Alta Joalheria e são compostas de ouro rosa e cravejadas de diamantes – usando apenas pedras de classificação IF a VVS. No entanto, os designs são totalmente diferentes em forma e personalidade, enfatizando a liberdade criativa permitida pelo diminuto Calibre 101.

Snowdrop


Inspirado pelas flores brancas em forma de sino que são capazes de florescer através de uma fina camada de neve no Vallée de Joux, o relógio Snowdrop em estilo bracelete exala uma delicada feminilidade. Um círculo de diamantes em lapidação pera circunda o mostrador formando uma flor, e camadas de diamantes imitam o formato das pétalas em perfeita simetria ao redor da pulseira. Os designers da Jaeger-LeCoultre escolheram um engaste de garras (ou “griffe”) para os diamantes, o que minimiza a presença do metal e permite que a luz passe através das pedras por todos os ângulos.
Esse efeito intensifica o brilho do relógio, criando a impressão de que os diamantes quase flutuam na superfície da pulseira.

Com 904 diamantes, dos quais 204 são de lapidação pera e o restante de lapidação brilhante (totalizando 20,9 quilates), o trabalho de engaste de pedras preciosas representa 130 horas de trabalho dos artesãos de joias da Manufatura Jaeger-LeCoultre. Como se pode observar em seu perfil, a
estrutura da pulseira é sustentada por duas faixas de ouro, cada uma delas com diamantes com engaste em grão – uma técnica de engaste linear na qual pequenas contas de ouro são trazidas da superfície do metal e colocadas sobre a pedra para protegê-la.

Bangle


O relógio Bangle é uma expressão bem mais ousada da feminilidade, inspirado na geometria graciosa do Art Deco e nos formatos marcantes do modernismo do século XX. Uma interação dinâmica entre simetria e assimetria, a pulseira é cravejada com 996 diamantes (um total de 19,7 quilates), graduados em tamanho para enfatizar as fantásticas curvas do design. Os artesãos combinaram o engaste de garras (144 diamantes) e em grão (852 diamantes) para ampliar o efeito tridimensional do diamante e
expandir o jogo de luz.
Linhas de diamantes com engaste em grão realçam as faixas de ouro que passam ao longo das laterais da pulseira, sustentando sua estrutura. A pulseira não precisa de fecho, pois delicadamente se abre com uma simples volta.


Calibre 101

À medida que a relojoaria se tornava cada vez mais sofisticada a partir do final do século XIX, a JaegerLeCoultre desenvolveu novas soluções para muitos desafios relojoeiros – incluindo a miniaturização.
Entre as inovações da Maison estavam o diminuto LeCoultre Calibre 7HP, introduzido em 1880 em pequenos relógios esmaltados e engastado com pedras preciosas; e o LeCoultre Calibre 6EB, lançado em 1908, que media pouco mais de 1 cm quadrado.


Concebido em 1929, o Calibre 101 representa a apoteose dessa busca em mesclar cronometragem precisa com pequenas dimensões, demonstrando conclusivamente o domínio da engenharia micromecânica da Jaeger-LeCoultre. Em vez de ter todos os seus componentes em uma única placa, o Calibre 101 adotou a arquitetura de duplo nível “empilhada”,desenvolvida pela primeira vez pela Manufatura para o movimento Duoplan em 1925. O escape é definido em um nível, o barrilete e as engrenagens em outro – e a mola principal é enrolada por uma coroa plana na base da caixa.
Em mais de 90 anos de existência, o movimento se beneficiou de muitas melhorias em materiais e usinagem, mas suas dimensões e arquitetura permanecem inalteradas. O atual movimento de quarta geração, o Calibre 101/4, possui 98 componentes (comparado ao original com 78), mede 14 mm x 4,8 mm, com uma espessura de 3,4 mm (um volume de 0,2 cm cúbicos) e pesa apenas um grama. Seu balanceiro oscila a 21.600 vibrações por hora (frequência de 3 Hertz) e a mola principal fornece uma reserva de marcha de 33 horas.


Devido à pequena escala, cada um dos componentes deve ser produzido e ajustado de maneira personalizada – tornando cada Calibre 101 único. Poucos relojoeiros da Manufatura Jaeger-LeCoultre possuem as habilidades necessárias para produzir e montar movimentos em uma escala microscópica.
Logo, apenas algumas dúzias podem ser produzidas a cada ano para enfeitar os pulsos de mulheres excepcionais.

Especificações:


101 Snowdrop

Tamanho da caixa: 18,35 x 5,98 mm
Movimento: Calibre 101 – corda manual, com 33 horas de reserva de marcha
Funções: horas, minutos
Mostrador: opalino prateado
Pulseira: ouro rosa engastada com 904 diamantes, incluindo pedras de lapidação brilhante e 204 em
lapidação pera – totalizando 20,9 quilates
Referência: Q2882201

101 Bangle


Tamanho da caixa: 18,35 x 5,98 mm
Movimento: Calibre 101 – corda manual, com 33 horas de reserva de marcha
Funções: horas, minutos
Mostrador: opalino prateado
Pulseira: ouro rosa cravejada com 996 diamantes – totalizando 19,7 quilates
Referência: Q2892201

Jaeger-LeCoultre: HOME OF FINE WATCHMAKING SINCE 1833
Localizado no cenário calmo e sereno do Vallée de Joux, nossa Maison oferece um sentimento único de
pertencimento. É aqui, inspirada pelas paisagens excepcionais das Cordilheiras do Jura e guiada por um fogo
interior inextinguível, que a Grande Maison ganha sua alma. Com todos os trabalhos artesanais na manufatura,
relojoeiros, engenheiros, designers e artesãos trabalham juntos para dar à luz belas criações da alta relojoaria.
Impulsionados por uma energia irresistível e um espírito de invenção coletiva que diariamente inspira o
compromisso de cada membro da nossa família, cultivamos nossa sofisticação discreta e criatividade técnica.
Esse mesmo espírito impulsionou a criação de mais de 1200 calibres desde 1833 e tornou a Jaeger-LeCoultre a
autoridade em relojoaria.

Deixe um comentário

PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS