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Montblanc – Entrevista com Nicolas Baretzki

Entrevista com Nicolas Baretzki

1- De acordo com a Federação da Indústria de Relógios Suíços (FH); devido ao impacto do Coronavírus, o valor das exportações de relógios daquele país no mês de fevereiro caiu 9,2%, para 1,6 bilhão de Francos Suíços (com base nos números de exportação, não nas vendas para o consumidor final). Definitivamente, veremos números ainda piores em um futuro próximo. Como a Montblanc planeja lidar com essa situação?

De fato, a pandemia teve um impacto significativo em todos os aspectos da vida e dos negócios no mundo, causando perturbações para clientes, varejistas, funcionários e fornecedores, não apenas para nós, mas para todas as organizações. Nós da Montblanc estamos confiantes que o mercado de relógios se estabilizará em algum momento, se todo o setor se unir na tomada de decisões responsáveis. Os líderes do segmento estão planejando com antecedência e buscando conceitos estratégicos de longo prazo para garantir a sobrevivência de seus negócios.

Como toda empresa global, estamos sempre avaliando a maneira como nos envolvemos com nossos clientes, e continuaremos a fazê-lo, com ainda mais esforço e vigor, dadas as circunstâncias extraordinárias.

Estamos enfrentando circunstâncias sem precedentes e posso dizer com segurança que estamos todos tentando gerenciar essa situação da melhor maneira possível. Na Montblanc, a segurança e a saúde de nossos clientes e funcionários são nossa prioridade. Temos seguido de perto as regulamentações governamentais e adotamos medidas de precaução para garantir que nossos clientes e funcionários estejam seguros. Isso nos levou a fechar temporariamente nossas lojas em países selecionados em todo o mundo, na esperança de ajudar a conter a propagação do vírus. Nesse contexto, acreditamos no sucesso contínuo dos serviços online, oferecendo uma maneira segura de nos conectarmos com os clientes atualmente.

2- Com o COVID-19 ameaçando o mundo, a indústria precisará se adaptar. Você acha que eventos como Baselworld ou WWG ainda continuarão a ser realizados após essa pandemia? Por um lado, joalheiros, distribuidores e jornalistas precisam conhecer, conversar e ver os novos relógios, mas por outro lado, é muito mais fácil e mais barato fazê-lo digitalmente ou em pequenos eventos como o Club 4810. Qual é a sua opinião sobre isso?

Os próximos passos são cruciais para a economia global – a indústria do luxo deve andar de mãos dadas para se recuperar rapidamente da crise e retornar ao crescimento. Precisamos explorar maneiras alternativas de oferecer o mesmo tipo de mágica que os eventos oferecem quando há restrições em viagens internacionais e grandes encontros. Com isso dito, eventos, feiras, exposições etc. podem ter que ser organizados de uma maneira diferente: menor, mais exclusivo e com um relacionamento mais individual. As experiências e a atmosfera íntima que estamos criando com o nosso clube 4810 podem ser um excelente modelo que vale a pena aproveitar ainda mais no futuro. As marcas podem se concentrar na criação de experiências locais personalizadas, no fortalecimento de suas ofertas digitais e “omnichannels” e no envolvimento mais profundo. Além disso, o digital terá um papel fundamental nesse movimento.

Acho que precisamos tentar valorizar a situação com possibilidades de abrir novas portas e de termos a chance de repensar, valorizar e nos envolver de uma maneira diferente, mas não menos significativa. As crises também podem criar novos caminhos para o crescimento.

É claro que acreditamos que é importante reunir todos. A propósito, ainda estamos fazendo isso com o evento digital. Além disso, a grande quantidade de marcas da W&W mostra o quão poderosas e resilientes são essas feiras.

3- A Montblanc está realizando algum trabalho estratégico para enfatizar suas vendas online?

Como as lojas permanecem fechadas em muitas partes do mundo, o comércio eletrônico é um canal crucial para mantermos as vendas em alta e também para nos comunicarmos com os clientes. Na Montblanc, o comércio eletrônico já evoluiu como um canal de vendas legítimo, com participação substancial nos principais mercados. O varejo online desempenha um papel muito importante em nossos negócios. À medida que as mudanças ocorrerem, continuaremos estrategicamente a acelerar nossos investimentos digitais e nos concentraremos nos esforços de personalização em marketing digital.

4- Você acha que o número total de butiques da Montblanc no mundo será reduzido após a pandemia, se as vendas online forem bem-sucedidas?

Sem dúvida, o impacto do vírus é significativo em muitos dos mercados em que operamos. No entanto, estamos confiantes em manter o número total de butiques da Montblanc em todo o mundo, sempre com a proteção aos nossos funcionários, familiares, clientes e comunidades em primeiro lugar. Nunca nos opomos, nem ao digital nem à loja física – no final, nossa responsabilidade é oferecer aos clientes a possibilidade de que comprarem da maneira que desejam – para que as duas redes sejam complementares.

5- Você acha que o consumidor de produtos de luxo mudará seus hábitos de compra depois de tanto tempo em casa, sem sair para ir ao shopping? Em sua opinião eles tenderão a comprar mais online do que antes desta crise?

Obviamente, as rotinas sociais dos consumidores se adaptam a bloqueios e restrições de distância. Isso pode levar a mudanças no comportamento geral de compra. Portanto, as marcas devem analisar cuidadosamente os dados de vendas online durante esse período. Quando as condições permitirem, estou confiante de que os consumidores vão querer retomar suas vidas normais. É crucial que a indústria do luxo tente antecipar e responder a qualquer que seja o próximo “normal”. Acho que nosso foco no marketing digital pode ajudar não apenas a aumentar as vendas on-line, mas também atrair clientes para visitar as lojas depois de reabrirem. Afinal, você pode oferecer experiências em lojas físicas que não oferece online.

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